Os Clipper eram navios de vela rápida que foram largamente utilizados no século XIX para transportar carga e passageiros em longas distâncias. Eram famosos pelo seu design elegante e pelas suas características distintivas, como uma proa acentuada, cascos longos e estreitos e vários mastros com uma enorme área de vela.

Os navios Clipper foram construídos para serem rápidos, eficientes e competitivos, e desempenharam um papel importante no crescimento do comércio global no século XIX. Foram especialmente importantes para trazer artigos da Ásia para a Europa e os Estados Unidos, como chá, especiarias e seda.

Durante este período, foram construídos muitos navios clipper notáveis, incluindo o Cutty Sark, o Flying Cloud e o Thermopylae, que estabeleceram recordes de velocidade e competiram em regatas.

Alguns destes navios foram mantidos como navios-museu e continuam a ser venerados pelo seu significado na história náutica, bem como pelo seu design distinto.

1. Cutty Sark

O Cutty Sark é um dos navios clipper mais emblemáticos da história. Foi construído na Escócia em 1869 e era utilizado principalmente para transportar chá da China para Inglaterra. O seu nome deriva da personagem mítica do poema "Tam o' Shanter" de Robert Burns.

O Cutty Sark era conhecido pela sua velocidade e competitividade, tendo frequentemente corrido com outros navios clipper através do oceano para transportar carga. Fez oito viagens à China e, numa delas, estabeleceu o recorde da viagem mais rápida de Xangai a Londres, demorando apenas 107 dias.

O Cutty Sark foi utilizado como navio de treino e, eventualmente, como navio-museu, uma vez terminados os seus dias de transporte de carga. Atualmente, encontra-se em exposição em Greenwich, na Grã-Bretanha, onde os turistas podem examinar os conveses, as cabinas e os porões de carga do navio.

O Cutty Sark tornou-se um símbolo do património náutico britânico, bem como uma das mais famosas atracções turísticas de Londres.

2. Nuvem voadora

O Flying Cloud foi um notável navio clipper construído em Boston, Massachusetts, em 1851, pelo construtor naval Donald McKay. Durante a corrida ao ouro na Califórnia, foi originalmente construído para a empresa de navegação Grinnell, Minturn & Co. que mantinha uma frota de navios que transportavam carga entre Nova Iorque e São Francisco.

O Flying Cloud era famoso pela sua velocidade notável e pelas suas viagens recordes mundiais. Atingiu o recorde da viagem mais rápida de Nova Iorque a São Francisco em 1851, completando a viagem em 89 dias. Este recorde manteve-se durante mais de uma década e o Flying Cloud tornou-se uma lenda entre os navios clipper.

O Flying Cloud era conhecido pela sua elegância e design, para além da sua velocidade. Possuía um casco elegante e aerodinâmico e mais de 20.000 pés quadrados de vela. Os seus mastros tinham cerca de 200 pés de altura e eram feitos das melhores madeiras.

O Flying Cloud foi transferido para um novo proprietário após vários anos de serviço e é atualmente utilizado para o transporte de produtos para a Austrália e outros locais. Gradualmente caiu em desuso e foi demolido no início do século XX, mas o seu legado como um dos mais famosos e célebres navios clipper da história permanece.

3. Grande República

O Great Republic foi um navio clipper construído em 1853 por Donald McKay, conhecido por construir alguns dos navios clipper mais rápidos e famosos do século XIX. Foi inicialmente encomendado pela empresa de navegação Hayden & Cudworth, sediada em Boston, Massachusetts.

O Great Republic foi um dos navios clipper mais maciços e espectaculares alguma vez construídos. Tinha quase 335 pés de comprimento e pesava mais de 4.500 toneladas. Tinha quatro mastros e uma área de vela de mais de 17.000 pés quadrados, o que lhe permitia atingir velocidades de até 17 mph.

Apesar do seu impressionante tamanho e design, o Great Republic não conseguiu atingir o mesmo nível de sucesso que outros navios clipper lendários, como o Flying Cloud e o Cutty Sark. Durante a Corrida do Ouro, foi largamente utilizado para transportar mercadorias e passageiros para a Califórnia, embora fosse frequentemente afetado por problemas mecânicos e atrasos.

O Great Republic foi vendido a uma companhia de navegação britânica em 1856 e utilizado para transportar mercadorias entre Londres e a Austrália. Após vários anos de serviço, acabou por ser desmantelado em 1881.

Apesar do seu pouco sucesso, o Great Republic é uma parte essencial da história marítima e um tributo à inventividade e inovação da era dos clippers.

4. Sovereign of the Seas

O Sovereign of the Seas foi um navio clipper construído em East Boston, Massachusetts, em 1852, pelo construtor naval Donald McKay, a pedido da empresa de navegação Howes & Crowell, sediada em Nova Iorque.

O Sovereign of the Seas foi um dos navios clipper mais rápidos do seu tempo e foi reconhecido pela sua notável velocidade, tendo alcançado o recorde da mais rápida travessia transatlântica por um navio à vela em 1853, viajando de Nova Iorque para Liverpool em 12 dias e 18 horas.

Este recorde manteve-se durante mais de uma década e o Sovereign of the Seas tornou-se um dos mais famosos navios clipper do século XIX.

O Sovereign of the Seas era notável pela sua beleza e design, para além da sua velocidade. Possuía um casco elegante e aerodinâmico e mais de 25.000 pés quadrados de vela. Os seus mastros tinham quase 200 pés de altura e eram feitos da melhor madeira.

O Sovereign of the Seas foi vendido a um novo proprietário após vários anos de serviço e é atualmente utilizado para o transporte de mercadorias e passageiros para a Austrália e outros locais. Foi-se deteriorando gradualmente e foi desmantelado em 1890.

Apesar da sua vida útil relativamente curta, o Sovereign of the Seas é uma parte essencial da história marítima e um tributo à inventividade e inovação da era dos navios clipper.

5. Bruxa do mar

O Sea Witch era um navio clipper construído em Nova Iorque por Smith & Dimon em 1846. Foi encomendado pela empresa de navegação N.L. & G. Griswold, sediada em Nova Iorque, especializada na entrega de produtos de e para a China.

O Sea Witch era um navio clipper veloz e um dos mais rápidos do seu tempo. Atingiu o recorde da viagem mais rápida de Cantão, na China, para a cidade de Nova Iorque em 1849, completando a viagem em 74 dias. Este recorde manteve-se durante mais de uma década e o Sea Witch tornou-se um dos navios clipper mais famosos do século XIX.

O Sea Witch era notável pela sua beleza e design, para além da sua velocidade. Possuía um casco elegante e aerodinâmico e mais de 18.000 pés quadrados de vela. Os seus mastros tinham quase 150 pés de altura e eram feitos da melhor madeira.

O Sea Witch foi vendido a um novo proprietário após vários anos de serviço e é atualmente utilizado para o transporte de mercadorias e passageiros para a Austrália e outros locais. Acabou por se deteriorar e foi desmantelado em 1874.

Apesar da sua vida útil relativamente curta, o Sea Witch é uma parte essencial da história marítima e um tributo à inventividade e inovação da era dos navios clipper.

6. Houqua

O Houqua era um navio clipper construído na cidade de Nova Iorque em 1835 por Jacob Aaron Westervelt. O seu nome foi dado em homenagem ao grande homem de negócios chinês Houqua, que mantinha relações estreitas com os Estados Unidos no início do século XIX.

O Houqua foi um dos primeiros e mais bem sucedidos navios clipper e foi fundamental para o crescimento do comércio global durante o século XIX. Foi utilizado principalmente para transportar produtos de e para a China e estabeleceu vários recordes durante o seu mandato.

O Houqua era conhecido pela sua beleza e design, para além da sua velocidade e eficiência. Possuía um casco elegante e aerodinâmico e mais de 12.000 pés quadrados de vela. Os seus mastros tinham quase 120 pés de altura e eram feitos da melhor madeira.

O Houqua foi vendido a um novo proprietário após vários anos de serviço e é atualmente utilizado para transportar mercadorias e passageiros para a Austrália e outros locais.

Apesar da sua vida útil relativamente curta, o Houqua é uma parte essencial da história marítima e um tributo à inventividade e inovação da era dos navios clipper.

7. Ménon

O Memnon era um navio clipper construído na cidade de Nova Iorque em 1855 pelo construtor naval William Webb. Foi encomendado pela empresa de navegação Spofford, Tileston & Co. com sede em Nova Iorque, especializada no transporte de produtos de e para a China.

O Memnon era um navio clipper veloz e um dos mais rápidos do seu tempo. Ao longo da sua vida útil, estabeleceu vários recordes, incluindo a passagem mais rápida de Nova Iorque para São Francisco em 1855.

O Memnon era notável pela sua beleza e design, para além da sua velocidade. Possuía um casco elegante e aerodinâmico e mais de 20.000 pés quadrados de vela. Os seus mastros tinham quase 200 pés de altura e eram feitos da melhor madeira.

O Memnon foi vendido a um novo proprietário após vários anos de serviço e é atualmente utilizado para transportar mercadorias e passageiros para a Austrália e outros locais. Caiu gradualmente em desuso e foi desmantelado no final do século XIX.

Apesar da sua vida útil relativamente curta, o Memnon é uma parte essencial da história marítima e um tributo à inventividade e inovação da era dos navios clipper.

8. Ticonderoga

O Ticonderoga foi um navio clipper construído em Newburyport, Massachusetts, em 1852, pelo construtor naval Jeremiah Burham, a pedido da empresa de navegação Sampson & Tappan, sediada em Boston, especializada na entrega de mercadorias de e para São Francisco durante a corrida ao ouro na Califórnia.

O Ticonderoga era um navio clipper veloz e um dos mais rápidos do seu tempo. Durante o seu serviço, estabeleceu vários recordes de velocidade, incluindo o cruzeiro mais rápido de Boston a São Francisco em 1853.

O Ticonderoga era notável pela sua elegância e design, para além da sua velocidade. Possuía um casco elegante e aerodinâmico e mais de 20.000 pés quadrados de vela. Os seus mastros tinham quase 200 pés de altura e eram feitos da melhor madeira.

O Ticonderoga foi vendido a um novo proprietário após vários anos de serviço e é atualmente utilizado para transportar mercadorias e passageiros para a Austrália e outros locais. Foi-se deteriorando gradualmente e foi desmantelado no início do século XX.

Apesar da sua vida útil relativamente curta, o Ticonderoga é uma parte importante da história náutica e um monumento à inventividade e inovação da era dos navios clipper.

9. Surpresa

O Surprise era um navio clipper construído em Portsmouth, New Hampshire, em 1850, pelo construtor naval George Raynes, encomendado pela empresa de navegação J.G. Benson & Co. sediada em Nova Iorque, especializada na entrega de mercadorias de e para a Califórnia durante a Corrida do Ouro.

O Surprise era um navio clipper veloz e um dos mais rápidos do seu tempo. Ao longo da sua vida útil, estabeleceu vários recordes, incluindo a passagem mais rápida de Nova Iorque para São Francisco em 1851.

O Surprise era notável pela sua beleza e design, para além da sua velocidade. Possuía um casco elegante e aerodinâmico e mais de 18.000 pés quadrados de vela. Os seus mastros tinham quase 200 pés de altura e eram feitos da melhor madeira.

A Surprise foi vendida a um novo proprietário após vários anos de serviço e é atualmente utilizada para transportar mercadorias e passageiros para a Austrália e outros locais. Caiu gradualmente em desuso e foi desmantelada no final do século XIX.

Apesar da sua vida útil relativamente curta, o Surprise é uma parte essencial da história marítima e um tributo à inventividade e inovação da era dos navios clipper.

10. Stornoway

O Stornoway era um navio clipper construído em Glasgow, na Escócia, em 1869, pelos construtores Barclay Curle & Co. Foi encomendado pela companhia de navegação Patrick Henderson & Co., sediada em Glasgow, especializada no transporte de carga de e para a China e a Austrália.

O Stornoway era um navio clipper veloz e um dos mais rápidos do seu tempo. Ao longo da sua vida operacional, estabeleceu vários recordes, incluindo o cruzeiro mais rápido de Xangai a Londres em 1875.

O Stornoway era notável pela sua estética e design, para além da sua velocidade. Possuía um casco elegante e aerodinâmico e mais de 23.000 pés quadrados de vela. Os seus mastros tinham quase 200 pés de altura e eram feitos da melhor madeira.

O Stornoway foi vendido a um novo proprietário após vários anos de serviço e é atualmente utilizado para o transporte de mercadorias e passageiros para vários locais, tendo-se deteriorado gradualmente e sido desmantelado no início do século XX.

Apesar da sua vida útil relativamente curta, o Stornoway é uma parte essencial da história marítima e um tributo à inventividade e inovação da era dos navios clipper.