Os puritanos foram um grupo religioso que surgiu nos séculos XVI e XVII como parte da Reforma Protestante. O seu nome, "puritano", reflectia o seu objetivo de purificar a Igreja de Inglaterra daquilo que consideravam ser resquícios do catolicismo romano.
O movimento ganhou força durante o reinado da Rainha Isabel I e continuou a florescer nos primeiros anos do reinado do Rei Jaime I.
As crenças puritanas radicavam numa interpretação rigorosa da Bíblia e davam ênfase à piedade pessoal, à pureza moral e a um profundo compromisso com Deus. Procuravam reformar a Igreja de Inglaterra, eliminando os rituais e práticas católicas, defendendo uma forma de culto mais simples e austera.
A sociedade puritana caracterizava-se pela sua forte ênfase na disciplina, no trabalho árduo e na educação. Acreditavam no conceito de "pacto" com Deus, em que os indivíduos celebravam um acordo vinculativo para viverem de acordo com as leis de Deus. As comunidades puritanas eram fortemente unidas, com a vida religiosa e cívica estreitamente interligadas.
Quem eram os puritanos?
Os puritanos eram adeptos de um movimento de reforma religiosa no seio da Igreja de Inglaterra, conhecido como puritanismo, no final do século XVI. Acreditavam que a Igreja de Inglaterra era demasiado semelhante à Igreja Católica Romana e que os rituais e práticas não bíblicos deviam ser eliminados.
Puritanos famosos
1. John Winthrop (1588-1649)
John Winthrop foi um advogado puritano inglês e uma das figuras mais proeminentes do início da colonização da Nova Inglaterra.
Desempenhou um papel fundamental na fundação da Colónia da Baía de Massachusetts, tendo sido seu governador durante vários mandatos.
Winthrop é mais conhecido pelo seu sermão "A Model of Christian Charity", proferido a bordo do navio Arbella antes da chegada da colónia.
Neste sermão, ele articulou o conceito de uma "cidade sobre uma colina", enfatizando a missão da colónia de criar uma sociedade religiosamente virtuosa e exemplar.
2. Ana Hutchinson (1591-1643)
Anne Hutchinson foi uma notável líder espiritual puritana e uma mulher de fortes convicções religiosas. Realizava reuniões religiosas pouco convencionais em sua casa, onde criticava o clero estabelecido e promovia as suas próprias interpretações das escrituras.
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Os pontos de vista de Hutchinson, que desafiavam a autoridade dos ministros puritanos, causaram controvérsia na Colónia da Baía de Massachusetts, tendo sido acusada de antinomianismo (a crença de que os cristãos não estão obrigados à lei moral) e acabou por ser banida da colónia em 1638.
Mais tarde, estabeleceu-se em Rhode Island e depois mudou-se para Nova Iorque, onde perdeu tragicamente a vida num conflito com nativos americanos.
3. Roger Williams (1603-1683)
Roger Williams foi um ministro puritano, teólogo e um acérrimo defensor da liberdade religiosa e da separação entre a Igreja e o Estado.
Chegou à colónia da Baía de Massachusetts em 1631, mas rapidamente entrou em conflito com os líderes puritanos sobre questões como o tratamento dos nativos americanos e a autoridade do governo para impor a conformidade religiosa.
Williams acreditava no direito inerente dos indivíduos de cultuarem de acordo com a sua própria consciência, sem interferência do Estado, pelo que foi banido da Colónia da Baía de Massachusetts em 1636.
Williams fundou a colónia de Rhode Island como um refúgio para os que procuravam liberdade religiosa, onde estabeleceu um governo que defendia o princípio da tolerância religiosa e proporcionava um refúgio seguro para grupos religiosos dissidentes.
Os seus escritos, incluindo "The Bloody Tenent of Persecution", influenciaram grandemente o desenvolvimento da liberdade religiosa na América.
4. Thomas Hooker (1586-1647)
Thomas Hooker foi um proeminente líder colonial puritano que desempenhou um papel crucial no início da colonização da Nova Inglaterra. Nascido em Inglaterra, estudou na Universidade de Cambridge antes de se tornar ministro.
No início da década de 1630, Hooker ficou insatisfeito com o clima religioso e político em Inglaterra e juntou-se a um grupo de puritanos que emigraram para a Colónia da Baía de Massachusetts. No entanto, procurando maiores liberdades religiosas e políticas, liderou um grupo de colonos para estabelecer a Colónia de Connecticut em 1636.
Os sermões e escritos de Hooker enfatizavam a importância da governação democrática, e é muitas vezes referido como o "Pai da Democracia Americana" devido à sua influência no desenvolvimento do governo representativo no Connecticut.
5. John Cotton (1585-1652)
John Cotton foi um influente ministro e teólogo puritano que desempenhou um papel significativo na formação das crenças religiosas e políticas nas primeiras colónias americanas. Nascido em Inglaterra, tornou-se um respeitado pregador e académico.
Cotton acreditava firmemente na teologia da aliança dos puritanos e sublinhava a importância da conversão pessoal e de uma vida dedicada a Deus. Emigrou para a Colónia da Baía de Massachusetts em 1633 e tornou-se um dos seus principais clérigos. Os sermões de Cotton eram famosos pela sua eloquência e profundidade, atraindo grandes audiências.
Ele foi uma figura-chave no estabelecimento do congregacionalismo como forma de governo da igreja na Nova Inglaterra, enfatizando a autonomia das igrejas locais. Os escritos de Cotton, como "The Way of Congregational Churches Cleared", forneceram orientação teológica e prática para a comunidade puritana.
6. aumentar Mather (1639-1723)
Increase Mather e o seu filho Cotton Mather eram ministros e académicos puritanos proeminentes na Nova Inglaterra colonial.
Increase Mather nasceu em Massachusetts e estudou no Harvard College, onde se tornou um teólogo de grande prestígio e foi presidente de Harvard de 1685 até à sua morte.
Increase Mather desempenhou um papel central nos julgamentos das bruxas de Salém, defendendo a prudência e a moderação na acusação de suspeitos de bruxaria.
7) Cotton Mather (1663-1728)
Cotton Mather, conhecido pelos seus escritos prolíficos, esteve profundamente envolvido nos julgamentos das bruxas de Salém e acreditava fervorosamente na existência de bruxaria. Documentou os acontecimentos dos julgamentos no seu livro "Wonders of the Invisible World" e apoiou as decisões do tribunal.
Cotton Mather também contribuiu significativamente para vários domínios, incluindo a medicina e a história natural. Escreveu extensivamente sobre uma grande variedade de assuntos e é considerado um dos autores mais prolíficos da América colonial.
Tanto Increase como Cotton Mather exerceram uma influência significativa na vida religiosa, intelectual e política das colónias, tendo defendido e propagado as crenças puritanas, procurado manter os padrões morais e contribuído para o desenvolvimento da sociedade americana inicial através dos seus esforços religiosos e académicos.
8. John Davenport (1597-1670)
John Davenport foi um influente ministro puritano e cofundador da Colónia de New Haven, no Connecticut. Nascido em Inglaterra, Davenport recebeu uma educação rigorosa na Universidade de Oxford e tornou-se um pregador proeminente.
Em 1637, embarcou para a América e desempenhou um papel fundamental no estabelecimento da Colónia de New Haven como um refúgio para os puritanos que procuravam uma comunidade religiosa mais rigorosa.
A liderança de Davenport ajudou a moldar as instituições religiosas e sociais da colónia, incluindo a criação do Yale College (atual Universidade de Yale), que foi fundado para formar ministros.
9. John Eliot (1604-1690)
John Eliot, muitas vezes referido como o "Apóstolo dos Índios", foi um ministro e missionário puritano que dedicou a sua vida a converter os nativos americanos ao cristianismo.
Aprendeu a língua algonquina e traduziu a Bíblia para o dialeto algonquino, tornando-a acessível às tribos nativas americanas. Eliot fundou várias "cidades de oração" onde os nativos americanos convertidos podiam viver e praticar a sua fé.
Os seus esforços para evangelizar e educar os nativos americanos contribuíram para a difusão das crenças puritanas na Nova Inglaterra colonial.
10. Jonathan Edwards (1703-1758)
Jonathan Edwards foi um proeminente teólogo e pregador puritano, conhecido pelo seu papel no Grande Despertar, um reavivamento religioso que varreu as colónias americanas no século XVIII.
Edwards enfatizou a importância da experiência religiosa pessoal e a necessidade de conversão espiritual. Seu sermão mais famoso, "Pecadores nas Mãos de um Deus Irado", proferido em 1741, retratou vividamente as consequências do pecado e procurou despertar os ouvintes para a urgência de buscar a salvação.
Os escritos e sermões de Edwards tiveram um profundo impacto na vida religiosa e ajudaram a moldar a paisagem religiosa da América.